CTZ_A3_CENTENARIO_INSTITUCIONAL-Salvador-UPB

Centenário Rômulo Almeida

O Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos (IRAE) promove as ações do Centenário de Rômulo Almeida com um projeto dividido em módulos e que tem por objetivo esquadrinhar os elementos qualitativos do potencial econômico do Nordeste. A dinâmica dos módulos regionais visa à realização de seminários, palestras e workshops com foco no desenvolvimento econômico das micro, pequenas e médias empresas (MPME), promovendo uma discussão sobre o crescimento do Nordeste. A importância desse projeto para as MPME é estimular e promover os arranjos produtivos inovadores regionais (APIR), incentivando o aprimoramento de empresários e empresas que contribuam para o desenvolvimento do Nordeste.

Entre as razões primordiais do IRAE homenageou o advogado e economista baiano Rômulo Barretto Almeida, um dos brasileiros que mais contribuíram, junto com sua equipe, para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil, induzindo à concretização, em mãos de brasileiros, de importantes iniciativas ao longo da sua vida pública.

SEMINÁRIOS

Os seminários têm como objetivo promover um amplo debate multissetorial, reunindo, sobretudo, técnicos de reconhecida competência, professores e estudantes universitários, servidores do governo e trabalhadores de empresas privadas, dirigentes de entidades de classe, profissionais da imprensa, consultores, representantes de MPME, colaboradores, parceiros e convidados. O propósito é analisar os diversos setores da economia do Nordeste, para avaliá-los criticamente, produzindo sugestões para mudanças de paradigmas ao desenvolvimento econômico, industrial e social. É importante destacar que o panorama econômico mundial e os reflexos da crise internacional impõem a necessidade de se discutir e propor ações de estímulo ao setor produtivo. A contribuição do IRAE neste projeto é realizar seminários em um momento oportuno para debater um plano desenvolvimentista para o Nordeste focado no potencial vocacional de cada região.

Os seminários serão realizados em dois módulos, nos turnos matutino e vespertino. O primeiro módulo, no período matutino, é voltado para as MPME e tem como objetivo promover o Prêmio Rômulo Almeida de Desenvolvimento do Nordeste. Já o segundo módulo, no turno vespertino, é direcionado para estudantes de nível médio e superior e tem o propósito de promover o Concurso Público de Monografia RA + 100.

Primeiro módulo

O primeiro módulo dos seminários promoveu o Prêmio Rômulo Almeida de Desenvolvimento do Nordeste, incentivando e estimulando o aprimoramento de empresários e empresas que contribuam para o desenvolvimento da Bahia.

Entre as atividades previstas estão apresentação oral, exibição de vídeos, exposição dialogada e dinâmicas de grupo.

O público-alvo é composto por empresários, diretores e gestores públicos, dirigentes de entidades de classe, profissionais da imprensa, colaboradores e parceiros.

A proposta do IRAE baseia-se na elaboração de um mix de informações, de forma a familiarizar os empresários sobre a visão de Rômulo Almeida, ampliando o interesse para a economia de mercado globalizado. A objetivo também é debater soluções inovadoras que contribuam para que as empresas possam competir com sustentabilidade no mercado regional. Além disso, será discutida com os empresários uma proposta de atuação visionária para o século XXI, fazendo-os reavaliar sua gestão, seus produtos e serviços. A intenção é levá-los a pensar em novos modelos de negócios regionais, com a perspectiva de atender às demandas regionais em seu segmento no contexto global.

Segundo módulo

O segundo módulo dos seminários é destinado à realização do Concurso Público de Monografia RA + 100, que tem por finalidade estimular o segmento acadêmico a desenvolver um trabalho de monografia sobre o legado de Rômulo Almeida para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil. A estratégia é provocar uma discussão ampla sobre o contexto geopolítico, econômico e social do Nordeste, colhendo sugestões que possam influenciar na mudança de paradigmas.

As atividades previstas envolvem apresentação oral, exibição de vídeos, exposição dialogada e dinâmicas de grupo.

O público-alvo inclui estudantes das instituições de ensino médio e de nível superior, nas áreas de Direito e Economia.

A atuação do IRAE nesse módulo envolve apresentações de casos de sucesso de brasileiros, com rodadas de debates e workshop multissetorial. Nesta fase, os estudantes vão identificar e mensurar os canais acadêmicos competitivos para formar uma opinião. Será promovida uma discussão técnica com a finalidade de atualizar as informações setoriais, considerando os aspectos da estrutura econômica, social e política com uma abordagem regional.

AGENDA

Nos municípios em parceria com a UPB:

Santo Antônio de Jesus – 20/5/2014

Feira de Santana – 22/5/2014

Barreiras – 27/5/2014

Ilhéus-Itabuna – 30/5/2014

Vitória da Conquista – 2/6/2014

Paulo Afonso – 6/6/2014

Serrinha – 10/6/2014

Em Salvador, em parceria com:

Sudene/FIEB – 15/5/2014

UPB – 21/7/2014

UFBA – 18/8/2014

Desenbahia/SEI/Corecon/FIEB – 18/9/14

OBS.: As datas poderão ser alteradas por motivo de força maior.

CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA DOS MÓDULOS

ABERTURA – 9h

Prefeito do município; lideranças empresariais locais; representantes de entidades privadas locais; representantes de entidades governamentais locais.

Representantes do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos; palestrantes convidados a confirmar.

MESA DA MANHÃ – PALESTRA PARA MPME • 9h30 às 11h30

Tema – A contribuição de Rômulo Almeida para o desenvolvimento do Brasil, da Bahia e do Nordeste no contexto de uma economia globalizada.

MESA-REDONDA • 11h30 * Reavaliação do crescimento e do desenvolvimento regional à luz de Rômulo Almeida.

MESA DA TARDE – PALESTRA PARA ESTUDANTES • 14h30 às 16h30

Tema – A contribuição de Rômulo Almeida para o desenvolvimento do Brasil, da Bahia e do Nordeste no contexto de uma economia globalizada.

MESA-REDONDA • 16h30 * Reavaliação do crescimento e do desenvolvimento regional à luz de Rômulo Almeida.

CTZ_A3_CENTENARIO_INSTITUCIONAL-Salvador-UPB